terça-feira, 29 de setembro de 2009

Atletas mirins também devem ficar atentos aos exames de saúde


Por Dr. Nabil Ghorayeb


Como parte da educação e para a saúde futura, crianças iniciam a prática de esportes precocemente. A cobrança de alguns pais, não aceitando as derrotas é quase um modelo. O destaque esportivo da criança leva os responsáveis muitas vezes investir num futuro profissional (e rico) obrigando seu filho se submeter a treinamentos fortes, na maior parte das vezes, sem exame médico especializado. Neste cenário vemos crianças e adolescentes começando a sentir o peso das competições e a pressão por bons resultados. Além dos excessos físicos e risco para a saúde não são poucos os ótimos atletas mirins que desistem por estarem saturados das cobranças e dedicação espartana necessárias para vencerem como atletas.


Fizemos um levantamento com cerca de 700 garotos federados com idade entre 14 e 18 anos de um grande clube de São Paulo, e detectamos 23% deles com alterações benignas, ou duvidosa, no eletrocardiograma, sem nenhuma queixa de nada. Além disso, encontramos “sopro” no coração, pressão arterial no limite, anemia e incrível, até taxas elevadas de colesterol e triglicérides, provenientes de erros alimentares.


Outra pesquisa com 120 garotos da mesma faixa etária, das “peneiras de futebol” de quatro clubes paulistas, apontaram mesmo tipo de alterações no eletrocardiograma em 17% dos garotos. No primeiro caso os garotos avaliados pertencem classe social alta, enquanto que no segundo a classe é mais baixa. Isso revela que as anormalidades cardíacas independem classe social e podem se manifestar em qualquer indivíduo. Por isso, a realização periódica de exames clínicos especializados é essencial.


A necessidade de maior força física implica em mais treinamento e, conseqüentemente, maior esforço para as articulações, deixando as mesmas mais propensas às lesões. Esses traumas podem ser apenas de ligamentos, ou até mesmo deslocamentos dramáticos da articulação. A prática esportiva fortalece o organismo e mantém as condições de vida saudável. Porém, para ter certeza que o exercício trará benefício, é preciso ter em mente as principais precauções a serem tomadas, a fim de não ocorrerem lesões durante a prática do exercício.

Por isso é sempre bom seguir algumas recomendações:

• Buscar informações

• com o pediatra;
• Fazer pelo menos um eletrocardiograma anual (exigir laudo de um cardiologista);

• Até os 12 anos fazer um “aprendizado dos esportes”, para a criança escolher o esporte que quer praticar. Não a o que não tem vontade;
• Procurar um médico especialista caso a criança sinta qualquer anormalidade ao • praticar esporte;
• Realizar bateria de exames completos, caso participe de competição;
• Não exagerar nos treinamento e cobranças. Muitos abandonaram carreiras promissoras na primeira oportunidade;
• Escolher o material adequado para o esporte de sua preferência;
• Antes de começar qualquer atividade física, procure um especialista;
• Ao primeiro sinal de dor, pare o exercício;
Não aumente a carga no treino sem a orientação de um professor.


FONTE:
http://www.webrun.com.br/corridasderua/conteudo/noticias

sábado, 26 de setembro de 2009

LONGÃO PRA MARATONA

ESTAMOS INICIANDO O TREINAMENTO PRA CORRER UMA MARATONA NO 1º SEMESTRE DE 2010. TEMOS PREFERENCIA PELA PROVA DO RJ(OUTRA VEZ) OU PORTO ALEGRE. QUEM TIVER INTERESSE DE PARTICIPAR DOS LONGOES QUE ACONTECEM NOS SABADOS É SO ENTRAR EM CONTATO COMIGO. MESMO QUEM NAO TEM INTERESSE DE PARTICIPAR DE CORRIDAS LONGAS MAIS PRECISA OU GOSTA DE RODAGENS PODE SE JUNTAR A NÓS.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

CONFIRA O RESULTADO GERAL E POR FAIXA ETÁRIA DA 10K NATAL

A Federação Norte-Riograndense divulgou nesta sexta-feira o resultado geral da corrida 10K Natal, realizada em comemoração aos 70 anos do Diário de Natal.
A primeira edição da 10 K Natal entra para a história da cidade como a maior corrida de rua já realizada em terras potiguares. Milhares de pessoas foram às ruas de Petrópolis e Tirol prestigiar os dois mil corredores que percorreram a Avenida Prudente de Morais.
Confira nos links abaixo todos os resultados gerais masculino e feminino, além das categorias por faixa etária:

Clique aqui e veja o resultado masculino geral dos 10k e por faixa etária

Clique aqui e veja o resultado masculino geral dos 5k e por faixa etária

Clique aqui e veja o resultado feminino geral dos 10k e por faixa etária

Clique aqui e veja o resultado feminino geral dos 5k e por faixa etária

Corrida da Academia Fibra


Vem aí a corrida da Academia Fibra - 5Km.


Em breve mais informações.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

BOLETIM OFICIAL RESULTADO 10K NATAL

Queridos amantes da Corrida de Rua,
A Federação Norte-Rio-Grandense de Atletismo (FNA)informa a todos os participantes da Corrida 10K Natal, que os resultados oficiais estão sendo revistos pelos seguintes motivos:
1. Alguns atletas, danificaram seus chips, talvez pela curiosidade de verificar como ele é contruído ou por outros motivos distintos;
2. Outros, apesar de saber que o evento tinha um ponto de controle parcial eletrônico (funcionou no retorno, próximo ao Bombeiro) e que o percurso estava devidamente monitorado pelos árbitros da FNA, "cortaram o caminho" e foram devidamente desclassificados do evento;
3. Outros concluíram a prova no pórtico de transição do circuito de 10km e não no de chegada, posicionado ao lado da área VIP, mesmo existindo balizamento e orientação dos árbitros;
4. Outros dobraram os números.
Em função desses fatos, a FNA precisou efetuar um trabalho detalhado de conferência e que demanda tempo, mas em respeito aos atletas que abrilhantaram o evento, a federação irá divulgar ainda hoje (23/9) os três primeiros colocados das faixas etárias do 5km e do 10km. E até o final da tarde de sexta-feira (25/9) estará divulgando o resultado completo da prova.
Informamos aos atletas classificados entre os três primeiros de cada faixa etária, que o promotor do evento, Diário de Natal, fará contato com cada atleta a ser premiado, informando todos os detalhes do local e horário que acontecerá tal momento e qual será o procedimento a ser adotado com os atletas que não residem em Natal.
Allan de Medeiros Pinheiro
Diretor de Arbitragem da FNA
Delegado Técnico da Prova

terça-feira, 22 de setembro de 2009

CURSO BASICO DE ARBRITAGEM EM ATLETISMO

A Federação Norte-Rio-Grandense de Atletismo tem o prazer de anunciar e confirmar a realização do Curso Básico de Arbitragem em Atletismo no período de 2 a 4 de outubro deste ano.O curso será ministrado pelo Prof. Manoel Trajano Dantas Neto, árbitro internacional do quadro da IAAF/CBAt.A Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEL/RN) e a Universidade Potiguar serão parceiros nessa realização.Poderão participar do Curso Básico, qualquer pessoa com no mínimo 16 (dezesseis) anos de idade e que tenha interesse pelo atletismo.Em virtude, especialmente, do apoio da SEEL que tem como competência insculpida no art.2º, VI, Decreto 19.795/2007, "zelar pelo cumprimento da legislação esportiva" e no inciso VII, "estimular e elaborar estudos e pesquisas sobre assuntos relacionados a sua esfera de competência", o curso será isento de taxas e dará a título de cortesia, uma regra oficial para cada participante inscrito.Para ser aprovado no Curso Básico, o candidato precisa alcançar no mínimo 60% (sessenta por cento) na média final e ter pelo menos 75% de frequência no período de realização do evento.As inscrições serão realizadas pelo meio virtual no site da SEEL (www.seel.rn.gov.br), a partir do dia 14 de setembro.Direção de Arbitragem da FNA




segunda-feira, 21 de setembro de 2009

10K NATAL


Largada



Km finais...


Larissa(namorada) e Wendell


Nivaldo, eu, filho de Claudio, Claudio, Flavio, Francimar e Severo


A 10k Natal chegou com tudo, quebrando todos os conceitos de corrida de rua ate então vivenciada ao longo do tempo pelas gerações de corredores de Natal. Não desmerecendo nenhum evento anteriormente realizado, lógico, mas ficou claro que podemos e temos condições de organizar e dar o mínimo de prazer e estrutura pra atletas, profissionais ou amadores que tanto se esforçam para propagar esse esporte tão maravilhoso. Precisávamos ter um evento nessas proporções, pois é muito frustrante termos que sair de nossa cidade pra correr em outros estados devido a nossa falta de estrutura. Penso que agora existe dois tempos de corrida de rua, ou seja, o antes e o depois da 10k Natal. Só tenho uma crítica a fazer e é com relação ao horário da largada que além do atraso foi marcado pras 09:00hs. Isso não pode ocorrer, pois somos uma cidade quente, e parece que em dia de corrida fica mais quente ainda, ai toda nossa estratégia pode evaporar como nosso suor. Fica aqui mais um apelo pros organizadores terem mais respeito com os atletas e priorizar largadas mais cedo. Sabemos que ainda temos muito que melhorar, mas fica aqui o pensamento que estamos no caminho certo.
Esperei muito ancioso por essa corrida, queria saber como seria a organização, como o público reagiria, se iriam pras ruas prestigiar, enfim, como os próprios atletas se sentiriam. Por sorte percebi que todos estavam eufóricos, felizes por estarem participando da festa e tendo a certeza de serem todos atores principais, muitos e na sua maioria, sem preocupação com tempo ou colocação, simplesmente desfrutando da alegria de estar ao lado de amigos e familiares fazendo o que mais gostam: CORRER!!!!
E foi nesse clima de satisfação que alinhei na largada, pra fazer a minha história na 10k. Fiquei muito satisfeito com a minha atuação, apesar de ter largado forte consegui manter o ritmo. Os km iniciais são sempre assim, devido a emoção e a adrenalina, com o passar das pisadas vai se diminuindo essas sensações e aumentando a força. Ainda no ínicio encontrei os amigos da Equipe Shokante, e mais uma vez corremos lado a lado toda a prova. Ao concluir a 1º volta senti que o calor estava aumentando e que eu teria que fazer muita força pra manter o ritmo desejado e atingir meu objetivo pra essa prova que era correr 04min/km. Em virtude das ladeiras ouve uma variação desse ritmo entre 04min e 04min10s. Consegui fazer mais algumas ultrapassagens e nos metros finais os amigos da shokante aumentaram o ritmo e quando resolvi ataca-los ja era tarde, mais como na Meia de João Pessoa fiz um sprint alucinante e consegui ultrapassar um corredor que horas antes havia passado voando por mim e tudo isso a menos de 200m da chegada pra deleite do público. Foi tanta emoção que nem lembrei de parar o cronometro pra registrar aqui meu tempo. Vou ter que esperar o resultado oficial. E pra fechar com chaves de ouro acabei sendo agraciado pela Destaque, empresa de eventos que organiza o nosso famoso Carnatal, com um abadá por eu ter sido o 2º corredor que cruzou a linha de chegada usando a camisa desta empresa por eles destribuídas. Iniciativa de Shirley que trabalha na Destaque e é casada com nosso amigo e corredor Nivaldo Pereira e que esta de parabens por concluir sua 1º prova de 5km e dizendo que foi a primeira de muitas sendo assim nos vemos agora na CORRIDA BOM PREÇO. Por fim quero parabenzar a todos os participantes desta festa, espero que todos tenham alcançados suas metas pessoais.
MEU TEMPO: 00:42:53
POSIÇÃO GERAL: 66º
POSIÇÃO CATEGORIA: 17º



domingo, 20 de setembro de 2009

MEIA MARATONA DE NATAL


ROTA DO SOL * VIA COSTEIRA * NATAL/RN


22 DE NOVEMBRO


MEIA MARATONA DE NATAL E CORRIDA FAST RUNNER 5K

INSVREVA-SE NO SITE E E GARANTA SUA VAGA

Inscrições pelo site www.meiamaratonadenatal.com.br a partir de 24 de setembro de 2009

O VISUAL DA VIA COSTEIRA COM A BRISA MAIS REFRESCANTE DO NORDESTE

terça-feira, 15 de setembro de 2009

ENTREGA DE KITS DA CORRIDA



A entrega dos kits do 10K Natal, será nos dias 17, 18 e 19/09, na loja Projeto Energia Verde COSERN, no Midway Mall, piso L2 (em frente a Drogaria Globo), no horário de funcionamento do shopping.

Para retirar o kit, o participante terá que apresentar os seguintesdocumentos:

-Documento de identidade original, com foto (RG, Carteira de Trabalho ouHabilitação);

-Comprovante de pagamento do boleto bancário, referente à taxa deinscrição;

-Se portador de necessidades especiais (deficiência física): declaraçãomédica em receituário próprio, assinado e com carimbo do CRM do médico, oenquadrando em uma das categorias ofertadas no EVENTO.

OBS: Caso não seja o próprio atleta inscrito que vá retirar o seu kit, éobrigatória a apresentação de procuração reconhecida em cartório edevidamente instruída para tal fim.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Athletica Running





Mais um evento chega com força em Natal para os amantes da corrida de rua. Nesse sabado dia 12/09/09 aconteceu a 1º corrida da Academia Athletica. Boa organização. Parabenizo aqui o harário da prova que ocorreu as 16:00hs, sem a preocupação do sol. A crrítica que faço é com relação a não divilguação do percurso, pois muitos corredores inclusive eu só ficaram sabendo do percurso na hora da largada, mas em compensação o percurso escolhido foi muito bom apesar da subida no final da Av Prudente de Morais com vista para Praia do Meio. A outra crítica que faço é com relação a não informação para os atletas que a prova deveria ser realizada com a camisa do evento, ocasionando a desclassificação do atleta que naõ cumprir essa regra. Confesso que em nenhum momento foi informado para mim que eu teria que correr com a dita camisa. Mais solucionei meu problema a tempo informando o nao conhecimento dessa regra ao organizador que liberou a minha participação sem a camisa do evento. No mais so tenho que elogiar a iniciativa da Athletica, que elaborou um belo evento e espero que essa prova se consolide no nosso calendário e quem sabe ate aumentando o percurso. Em relação a minha participação ficou muito alem do que eu poderia ter feito, não gostei nenhum pouco do meu rendimento, fiz um tempo muito longe do meu melhor, apesar de estar treinado. Mas não poderia ter sido melhor ja que na noite anterior fui pra uma festa e cheguei em casa as 05:00 da manhã e jas as 08:00 tive que levantar. Pensei ate em nao correr essa prova pois sabia que estava cansado, mas mesmo assim por falta de respeito comigo mesmo resolvi participar e logo na largada vi que não conseguiria um bom resultado, não adianta correr sério quando se está cansado. Serviu de lição pra mim. Mas ja levantei a cabeça e estamos de olho agora na 10k Natal.
1º José Eriberto Alves - 00:16:31
2º José Adailton Barbosa - 00:16:37
3º Josenildo Januário da Silva - 00:17:41
4º Samir de lima Xavier - 00:17:51
5º José Rosildo - 00:18:02
41º Wendell Ventura - 00:21:46
Resultado completo www.tesportes.com.br





terça-feira, 8 de setembro de 2009

ESPÍRITO CORREDOR


Bacharéis, mestres e doutores


Por Márcio Dederich.


Qual foi a maior distância que você correu na vida? Lembrou? E então? Passou dos 21 km? Se passou, parabéns: você é alguem que experimentou muito mais em relação às corridas que a maioria das pessoas. E o que isso quer dizer exatamente? Sei lá. Que você talvez tenha se cansado das corridas menores. Ou que você tem capacidade de ousar mais. Talvez signifique que seu treinador foi um bamba. Ou queira dizer que você curte correr mais que a média das pessoas. Ou simplesmente que você é um cara privilegiado.

Em relação a tal distância, lembra sob quais condições a correu? Jamais esquecerei, dirá você. Bom saber disso. Mas certamente ja terá ouvido alguém reclamar de ter corrido uma maratona. Do quanto é duro, mais que vencer os 42 km, treinar pra realizar o feito. Primeiro, arranjar tempo; depois, não desanimar, ter disposição pra perder um par de unhas, estourar meia dúzias de bolhas... Não é à toa que as maratonas de revezamento estão cada vez mais populares. Que implicações isso parece ter? Alguns vão alegar que o nível de exigência caiu, sendo mais fácil hoje em dia adquirir o título de "maratonista".

Qual a validade de ser um maratonista de 8 km, questionará você. Para o movimento das corridas de rua, todos são igualmente bem-vindos. Independente de distância, boa parte desses corredores tomará gosto e permanecerá correndo pelos próximos anos, quiçá pelo resto da vida. Serão assunto na família, no trabalho, no colégio, no condomínio. Em outras palavras, agentes multiplicadores. Em geral, são iniciantes que vêm de academias ou de pequenos grupos, gente que resolve começar pelo começo. A história mostra que alguns sairão daí pra encarar as ultras. Enfim, correr exige folêgo, tanto em relação as distâncias quanto em relação às idéias.

Na vida, em termos de aprendizado, quem fez bacharelado sofreu um pouquinho. Quem faz mestrado pena um pouco mais. E quem faz doutorado quase não sente dor. Nas corridas a situação é semelhante. Depois das iniciais, qualquer provinha curta, de 5 km por exemplo, fica parecendo brincadeira, o que levaria a distância maiores. No entanto - e nesse caso não importam as razões -, grandes parte dos corredores vai optar por correr pouco, normalmente provas de 10 km. São, nessa analogia, os bacharéis em corrida.

Fazer doutorado ou mestrado não deve ser obrigação pra todos. Há uma seleção natural para isso. No dia-a-dia, a maior parte das atividades impede que haja tempo para treinar com a necessária regularidade. Passando ao largo dos aspectos de patrocínio, é forçoso reconhecer que em determinadas situações a atividade física acaba sendo secundária as demais tarefas. Mas ruim mesmo é quando o indivíduo se mata de tanto correr e não tira da corrida tudo aquilo que ela oferece. Mesmo que vá longe, que suma na poeira ou se encha de medalhas, em termos de benefício esse corredor na verdade nem passará dos km iniciais. Analogamente ao aprendizado, não consegue reelaborar o que leu e muito menos enxergar com pertinência o que lhe foi oferecido. Corre com armas em riste, como se toda corrida fosse uma cruzada pessoal contra sabe-se lá o quê. Não compreendendo o contexto, confunde ator com personagem e bate em Jackson Antunes na rua porque ele fez papel de machão na novela das oito.

Quando foi que você correu pela última vez? Além da distância, que "conteúdo" teve sua corrida? Aproveitou pra conversar com alguem? Sua abordagem foi interessante? Tomara que sim. E tomara que aumentem suas oportunidades de ir mais longe, revezando ou não. Afinal de contas, nas corridas, a graça está em dar uma resposta bem-disposta às provocações da vida. Nesse sentido, bacharéis, mestre ou doutores, somos caras privilegiados.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Mandamentos para Manter a Qualidade de Vida

Os 10 Mandamentos de Nuno Cobra, preparador físico:

1- Durma pelo menos oito horas e tente acordar sem despertador. "Ele é uma agressão ao organismo ".
2- Alimente-se em pequenas quantidades a cada três horas.
3- Cheire a comida, pegue as folhas com as mãos e mastigue o mais devagar possível.
4- Exerça alguma atividade física pelo menos três vezes por semana. Uma hora de caminhada pode ser praticada por qualquer pessoa, em qualquer lugar, e é suficiente para obter os benefícios do esporte.
5- Evite ficar nervoso. Em situações de stress, experimente bocejar e espreguiçar.
6- Dedique pelo menos quinze minutos do dia à meditação. Escolha um local silencioso, sente-se numa posição confortável e se esqueça da vida.
7- Tome ao menos dois banhos frios por dia. Esse hábito é energizante.
8- Nenhum tratamento irá funcionar se você não abandonar seus vícios, a começar pelo cigarro. 9- Quando fizer exercícios físicos, concentre-se apenas neles. Não leia enquanto pedala na bicicleta nem ouça música enquanto corre.
10- Preste atenção ao fluxo de ar que entra e sai de seu pulmão e procure respirar mais profundamente.Faça elogios com mais freqüência. Essa tática funciona como um ímã e faz com que todos queiram estar a seu lado.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Corrida da Academia Atlhética

Dia : 12/9
Horário : 16 horas
Local : Petropólis
5 km
Inscrições na Academia Atlhética (até o dia 10/9) : 10,00
Limitada a 300 inscrições.
Medalhas para todos os participantes.
Informações : 3222-9000

fonte:http://corredorderuanatal.blogspot.com (blog forrest Gump)

Corrida BomPreço - Natal Cidade Sustentavel

Data: 11 de outubro de 2009 – Domingo
Local: Natal/RN – Via Costeira
Estimativa de Público: 1500 Pessoas
Patrocinador: Wal*Mart (Bompreço)
Realizadores: GFC e CORPORE
Público-alvo: atletas amadores e profissionais de pedestrianismo, admiradores do esporte, e pessoas preocupadas com a qualidade de vida
Local : Via Costeira10 km e 4 km.Inscrições no site da CORPORE (Breve): http://www.corpore.org.br

Fonte: http://corredorderuanatal.blogspot.com (blog Forrest Gump)

Resultado da 8º Meia Maratona de João Pessoa

http://www.chiptiming.com.br/v3/resultado_view.php?pCodEvento=809

terça-feira, 1 de setembro de 2009

8º Meia Maratona de João Pessoa/Pb


Emanuel,Flavio,Claudio,Nivaldo,Eu,Francimar,Walter





P. Silva de Boné amarelo Campeão da Meia é do RN.


Aconteceu neste ultimo dia 30.08.09 em João Pessoa mais uma edição da Meia Maratona. Apesar de ouvir alguns atletas reclamarem de falta de agua, não posso afirmar se aconteceu pois, durante a minha participação não faltou nada. Percurso muito bonito e dificil pra quem não costuma fazer treino em ladeiras. As críticas que tenho a fazer é com relação ao horário da largada, pois deveria ser mais cedo, em virtude do nosso forte calor, sugiro as 06:30 da manha, outra coisa que não entendi foi a entrega do chip no dia da prova e não na entrega do kit( por isso o atraso da largada), e outro fato foi a entrega da água nos postos de abastecimento pelos organizadores, uma vez que a mesa pra pegar a agua era muito pequena ocasionando que muitos corredores nao conseguiram pegar. O restante foi perfeito. Quero dar os parabens a todos os atletas participantes que contribuíram para essa grande festa em especial a equipe da Natal Runner do Prof. Walter Molina (Nivaldo, Emanuel, Claudio(que estava doente), Francimar, Edimilson, Flavio, Assis, Tonton e Walter) espero que todos tenham alcançado suas metas pessoais. Mais uma vez tive a oportunidade de correr ao lado do nobre companheiro Edimilson o qual tenho uma grande admiração. Como sempre largamos forte e mantivemos o ritmo, no km 2 a primeira ladeira nao intimidou muito, tiramos de letra e ultrapassamos muitos atletas. Os km seguintes fomos aumentando gradativamente o ritmo e foi ai que percebi que nao tinha marcação da quilometragem o que dificulta bastante ja que você fica sem saber exatamente em qual km e ritmo se encontra. Após sairmos da Av Epitacio Pessoa para pegarmos a orla de Cabo Branco acho que ja se passaram uns 13 km e estou me sentindo muito bem querendo ate aumentar o ritmo, mas me controlei e não me arrependo, pois logo a frente temos mais uma ladeira que dessa vez iria quebrar muitos corredorres despreparados e confesso que não sabia deste obstaculo apesar do aviso do amigo Franco da SportVida que havia me alertado antes da largada. Depois de ter subido bem essa barreira senti que poderia apertar um pouco o ritmo apesar de saber que o cansaço estava chegando, mais a alegria de saber que ja estou proximo da chegada me enche de energia e consigo ultrapassar mais alguns corredores e quando vejo uma marcação no chão de 20km, respirei fundo e fiz um sprint de 1 km, minha melhor chegada sendo muito aplaudido pelos espectadores, acho que pela minha arrancada no final. Conclui em 1h38min. Vale lembrar que quem ganhou a meia foi nosso P. Silva.