segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
1º CORRIDA ECOLOGICA DO RN
DISTANCIA: 8.350m
LOCAL: TABORDA BR 101 - MUNICIPIO DE PARNAMIRIM
LARGADA: 07:00hs.
TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 10,00
INFORMAÇÕES E INCRIÇOES EXCLUSIVAMENTE NO SITE www.eriatleta.com.br
CONTATO: 84 8849-7400 ERIVAN
sábado, 12 de dezembro de 2009
Distensão da Musculatura da Panturrilha
A distensão é uma lesão na qual fibras musculares ou tendões são estirados ou rompidos; no caso da panturrilha, a lesão é nos músculos e tendões atrás da perna, abaixo do joelho.

Como ocorre?
Pode ocorrer durante alguma atividade física, que exija imenso esforço de flexão plantar dos tornozelos e pés. Pode acontecer durante a corrida, o salto ou uma arrancada.
Quais são os sintomas?
Dor imediata, na parte de trás da perna. Às vezes, é possível sentir ou escutar um estalo e o paciente relata “sensação de pedrada” na parte de trás da perna. O paciente sentirá dificuldades em ficar nas pontas dos pés. A panturrilha pode ficar edemaciada e com hematomas.
Como é diagnosticada?
O médico examinará a perna e encontrará sensibilidade, dor e incompetência no músculo da panturrilha.
Como é tratada?
O tratamento poderá incluir:
• Compressas de gelo na musculatura por 30 minutos, sendo que cada 8 minutos de gelo deve ser seguido de uma pausa de 3 minutos. Pode ser feito a cada 3 ou 4 horas, por 2 ou 3 dias ou até que a dor desapareça,
• Elevação da perna colocando um travesseiro sob ela.
• Uma faixa elástica envolta na perna, para comprimir, evitando que o edema piore, sempre vigiar a circulação dos pés e dedos. Em caso de piora da dor, ou qualquer prejuízo da circulação, retirar a faixa,
• Muletas no caso de dificuladade para andar.
• Antiinflamatórios de acordo com prescrição do médico.
• Fisioterapia, para tratar o tecido do músculo.
Enquanto a lesão não estiver, totalmente, recuperada, o esporte ou a atividade, realizada anteriormente à lesão, deverá mudar para que não haja agravamento da condição. Por exemplo: Nadar ao invés de correr.
Quando posso retornar ao esporte ou atividade?
O objetivo da reabilitação é que o retorno ao esporte ou à atividade aconteça o mais rápido e seguramente possível. Se o retorno for precoce, existe a possibilidade de piora da lesão, que poderia levar a um dano permanente. Como cada indivíduo é diferente do outro, a velocidade de recuperação também é. Por isso, o retorno ao esporte será determinado pela recuperação dos músculos da panturrilha, não existindo um protocolo ou um tempo exato para que isto aconteça. Geralmente, quanto mais rápido o médico for consultado após a lesão, mais rápida será a recuperação.
• Possuir total alcance de movimento da perna lesionada, em comparação a não lesionada.
• Possuir total força da perna lesionada em comparação a não lesionada.
• Correr em linha reta, sem sentir dor ou mancar.
Correr em linha reta, a toda velocidade sem mancar.
• Fazer viradas bruscas a 45º, inicialmente a meia velocidade e, posteriormente, a toda velocidade.
• Correr, desenhando no chão um 8 de 18 metros, inicialmente a meia velocidade e, posteriormente, a toda velocidade.
• Fazer viradas bruscas a 90º, inicialmente a meia velocidade e, posteriormente a toda velocidade.
• Correr, desenhando no chão um 8 de 9 metros, inicialmente a meia velocidade e, posteriormente, a toda velocidade.
• Pular com ambas as pernas e somente com o lado lesionado sem sentir dor
Como previni-la?
A melhor maneira de prevenir a distensão da panturrilha é realizando aquecimento e alongamento da panturrilha, antes e depois do exercício. Isso é especialmente importante na prática de exercícios que envolvem saltos ou esportes de velocidade. Também é importante manter condicionamento físico constante (evitar ser “atleta de fim de semana”).
Exercícios de reabilitação distensão da panturrilha:
Os exercícios devem ser feitos com a supervisão de um fisioterapeuta e poderão ter início após o início da cicatrização da lesão, aproximadamente 2 semanas. Alguns dos exercícios que serão feitos na fisioterapia podem ser feitos em casa:
1 - Alongamento Com a Toalha:Sentar sobre uma superfície firme, com a perna lesionada estendida à frente do corpo. Laçar o pé com uma toalha e puxá-la, suavemente, em direção ao corpo, mantendo os joelhos estendidos. Manter essa posição por 30 segundos e repetir 3 vezes. Para um bom alongamento, é necessário sentir, apenas, um desconforto, não devendo causar uma dor aguda. Quando esse alongamento for muito fácil, deve-se iniciar o alongamento da panturrilha em pé.
2 - Alongamento da Panturrilha em Pé: Ficar de pé, com os braços estendidos para frente e as mãos espalmadas e apoiadas em uma parede na altura do peito. A perna do lado lesionado deve estar, aproximadamente, 40 cm atrás da perna do lado são. Manter o lado lesionado estendido, com o calcanhar no chão, e inclinar-se contra a parede. Flexionar o joelho da frente até sentir o alongamento da parte de trás do músculo da panturrilha, do lado lesionado. Manter essa posição de 30 a 60 segundos e repetir 3 vezes.
3 - Resistência a Dorsiflexão: Sentado com a perna lesionada estendida e o p é perto de uma cama, enrolar a faixa ao redor da planta do pé. Prender a outra extremidade da faixa no pé da cama. Puxar os dedos do pé, no sentido do corpo. Lentamente, retornar à posição inicial. Repetir 10 vezes e fazer 3 séries.
4 - Resistência à flexão plantar:
Sentado com a perna lesionada estendida, laçar a planta do pé com o meio da faixa. Segurar as pontas da faixa com ambas as mãos e, suavemente, empurrar o pé para baixo apontando os dedos do pé para frente, tencionando a faixa terapêutica (thera band), como se estivesse acelerando o pedal de um carro.
Os exercícios 5, 6 e 7 poderão ter início quando o paciente puder ficar nas pontas dos pés, sem sentir dor.
5 - Levantamento em Pé do Calcanhar: Segurar em uma cadeira e suspender o corpo sobre os dedos dos p és, tirando os calcanhares do chão, ficando nas pontas dos pés. Manter esta posição por 3 segundos e, lentamente, voltar à posição inicial. Repetir 10 vezes e fazer 3 séries.À medida que o exercício ficar fácil, levantar, apenas, o lado lesionado.
6 - Equilíbrio Sobre Uma Perna: Ficar em pé, sem apoiar em nada e tentar equilibrar-se sobre a perna lesionada. Não deixar que o arco do pé aplaine-se, nem que os dedos do pé se dobrem.Começar com os olhos abertos e, posteriormente, tentar fazer o exercício com os olhos fechados. Manter a posição sobre uma única perna por 30 segundos. Repetir 3 vezes.
7 - Pulo Na Parede: De frente para uma parede, prender um pedaço de fita adesiva na parede, a mais ou menos sessenta centímetros acima da cabeça. Pular com os braços estendidos acima da cabeça e tentar tocar a fita adesiva. Fazer o exercício mantendo os joelhos flexionados ao apoiar ambos os pés no chão, com o objetivo de amortecer a queda. Progressivamente fazer o exercício com apenas uma perna.
Outro bom exercício é pular em um só pé. O paciente pode cruzar a sala pulando em um só pé, o mais alto que puder. Pular corda também é um bom exercício, mas esses exercícios só podem ser feitos quando a reabilitação muscular estiver completa.
domingo, 29 de novembro de 2009
CORRIDA NATALINA
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
AQUECIMENTO E DESAQUECIMENTO

Por Maurício Belfante
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
I MEIA MARATONA DE NATAL/RN
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
ATENÇÃO AO NOVO PERCURSO DA MEIA MARATONA DE NATAL
II C. Rústica Ten. PM Pedro S. L. Rebouças - 6Km
Distância: 6 Km
Horário: 8h
Taxa de inscrição: 2 kg de alimento.
Local de inscrição: 8 BPM de Nova Cruz, situado na rua Prof. Mario Pinotti, 168.
Período de incrições: 01 de novembro à 13 de novembro.
Informações: Fone: (84) 3281-5913 ou (84) 3281-5916
4º CORRIDA RUSTICA DA CIDADANIA - BARAUNA/PB
DATA: 05/12/2009
HORARIO: 16:00HS.
LOCAL: BARAUNA/PB
A largada ocorrerá no sítio “Trapiá” , seguindo pelo povoado Santa Rita, Sítio Catolé, contornando pela frente da igreja católica em Baraúna e chegando em frente a sede da ONG Nova Baraúna; o percurso referente a prova de 08 km será mesmo, reduzindo-se a distância, porém com chegada simultânea.
*Outras informações: 083 3633-1036 ou 084 3611-1390.
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
I MINI MARATONA DE MONTE ALEGRE
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
CORRIDA DA ACADEMIA FIBRA

sábado, 24 de outubro de 2009
A CORRIDA VIROU ESPORTE DE ELITE????
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
Corrida Bom Preço - Natal Cidade Sustentavel



sábado, 10 de outubro de 2009
A HISTORIA DA MARATONA

sexta-feira, 9 de outubro de 2009
CORRIDA DA ACADEMIA FIBRA

terça-feira, 29 de setembro de 2009
Atletas mirins também devem ficar atentos aos exames de saúde

Como parte da educação e para a saúde futura, crianças iniciam a prática de esportes precocemente. A cobrança de alguns pais, não aceitando as derrotas é quase um modelo. O destaque esportivo da criança leva os responsáveis muitas vezes investir num futuro profissional (e rico) obrigando seu filho se submeter a treinamentos fortes, na maior parte das vezes, sem exame médico especializado. Neste cenário vemos crianças e adolescentes começando a sentir o peso das competições e a pressão por bons resultados. Além dos excessos físicos e risco para a saúde não são poucos os ótimos atletas mirins que desistem por estarem saturados das cobranças e dedicação espartana necessárias para vencerem como atletas.
Fizemos um levantamento com cerca de 700 garotos federados com idade entre 14 e 18 anos de um grande clube de São Paulo, e detectamos 23% deles com alterações benignas, ou duvidosa, no eletrocardiograma, sem nenhuma queixa de nada. Além disso, encontramos “sopro” no coração, pressão arterial no limite, anemia e incrível, até taxas elevadas de colesterol e triglicérides, provenientes de erros alimentares.
Outra pesquisa com 120 garotos da mesma faixa etária, das “peneiras de futebol” de quatro clubes paulistas, apontaram mesmo tipo de alterações no eletrocardiograma em 17% dos garotos. No primeiro caso os garotos avaliados pertencem classe social alta, enquanto que no segundo a classe é mais baixa. Isso revela que as anormalidades cardíacas independem classe social e podem se manifestar em qualquer indivíduo. Por isso, a realização periódica de exames clínicos especializados é essencial.
• Fazer pelo menos um eletrocardiograma anual (exigir laudo de um cardiologista);
• Procurar um médico especialista caso a criança sinta qualquer anormalidade ao • praticar esporte;
• Realizar bateria de exames completos, caso participe de competição;
• Não exagerar nos treinamento e cobranças. Muitos abandonaram carreiras promissoras na primeira oportunidade;
• Escolher o material adequado para o esporte de sua preferência;
• Antes de começar qualquer atividade física, procure um especialista;
• Ao primeiro sinal de dor, pare o exercício;
Não aumente a carga no treino sem a orientação de um professor.
http://www.webrun.com.br/corridasderua/conteudo/noticias
sábado, 26 de setembro de 2009
LONGÃO PRA MARATONA
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
CONFIRA O RESULTADO GERAL E POR FAIXA ETÁRIA DA 10K NATAL
Clique aqui e veja o resultado masculino geral dos 10k e por faixa etária
Clique aqui e veja o resultado masculino geral dos 5k e por faixa etária
Clique aqui e veja o resultado feminino geral dos 10k e por faixa etária
Clique aqui e veja o resultado feminino geral dos 5k e por faixa etária
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
BOLETIM OFICIAL RESULTADO 10K NATAL
terça-feira, 22 de setembro de 2009
CURSO BASICO DE ARBRITAGEM EM ATLETISMO
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
10K NATAL

Largada

Km finais...
domingo, 20 de setembro de 2009
MEIA MARATONA DE NATAL

ROTA DO SOL * VIA COSTEIRA * NATAL/RN
22 DE NOVEMBRO
MEIA MARATONA DE NATAL E CORRIDA FAST RUNNER 5K
INSVREVA-SE NO SITE E E GARANTA SUA VAGA
Inscrições pelo site www.meiamaratonadenatal.com.br a partir de 24 de setembro de 2009
O VISUAL DA VIA COSTEIRA COM A BRISA MAIS REFRESCANTE DO NORDESTE
terça-feira, 15 de setembro de 2009
ENTREGA DE KITS DA CORRIDA

A entrega dos kits do 10K Natal, será nos dias 17, 18 e 19/09, na loja Projeto Energia Verde COSERN, no Midway Mall, piso L2 (em frente a Drogaria Globo), no horário de funcionamento do shopping.
Para retirar o kit, o participante terá que apresentar os seguintesdocumentos:
-Documento de identidade original, com foto (RG, Carteira de Trabalho ouHabilitação);
-Comprovante de pagamento do boleto bancário, referente à taxa deinscrição;
-Se portador de necessidades especiais (deficiência física): declaraçãomédica em receituário próprio, assinado e com carimbo do CRM do médico, oenquadrando em uma das categorias ofertadas no EVENTO.
OBS: Caso não seja o próprio atleta inscrito que vá retirar o seu kit, éobrigatória a apresentação de procuração reconhecida em cartório edevidamente instruída para tal fim.
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
Athletica Running



terça-feira, 8 de setembro de 2009
ESPÍRITO CORREDOR

quinta-feira, 3 de setembro de 2009
Mandamentos para Manter a Qualidade de Vida
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
Corrida da Academia Atlhética
Horário : 16 horas
Local : Petropólis
5 km
Inscrições na Academia Atlhética (até o dia 10/9) : 10,00
Limitada a 300 inscrições.
Medalhas para todos os participantes.
Informações : 3222-9000
fonte:http://corredorderuanatal.blogspot.com (blog forrest Gump)
Corrida BomPreço - Natal Cidade Sustentavel
Local: Natal/RN – Via Costeira
Estimativa de Público: 1500 Pessoas
Patrocinador: Wal*Mart (Bompreço)
Realizadores: GFC e CORPORE
Público-alvo: atletas amadores e profissionais de pedestrianismo, admiradores do esporte, e pessoas preocupadas com a qualidade de vida
Local : Via Costeira10 km e 4 km.Inscrições no site da CORPORE (Breve): http://www.corpore.org.br
Fonte: http://corredorderuanatal.blogspot.com (blog Forrest Gump)
terça-feira, 1 de setembro de 2009
8º Meia Maratona de João Pessoa/Pb

Emanuel,Flavio,Claudio,Nivaldo,Eu,Francimar,Walter


sexta-feira, 28 de agosto de 2009
PERCURSO DA 8º MEIA MARATONA DE JOÃO PESSOA/PB
Veja o Percurso:
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Superação!!!













