segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

1º CORRIDA ECOLOGICA DO RN

DATA: 20.12.2009
DISTANCIA: 8.350m
LOCAL: TABORDA BR 101 - MUNICIPIO DE PARNAMIRIM
LARGADA: 07:00hs.
TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 10,00

INFORMAÇÕES E INCRIÇOES EXCLUSIVAMENTE NO SITE www.eriatleta.com.br

CONTATO: 84 8849-7400 ERIVAN

sábado, 12 de dezembro de 2009

Distensão da Musculatura da Panturrilha

O que é a distensão musculatura da panturrilha?

A distensão é uma lesão na qual fibras musculares ou tendões são estirados ou rompidos; no caso da panturrilha, a lesão é nos músculos e tendões atrás da perna, abaixo do joelho.



Como ocorre?

Pode ocorrer durante alguma atividade física, que exija imenso esforço de flexão plantar dos tornozelos e pés. Pode acontecer durante a corrida, o salto ou uma arrancada.

Quais são os sintomas?

Dor imediata, na parte de trás da perna. Às vezes, é possível sentir ou escutar um estalo e o paciente relata “sensação de pedrada” na parte de trás da perna. O paciente sentirá dificuldades em ficar nas pontas dos pés. A panturrilha pode ficar edemaciada e com hematomas.

Como é diagnosticada?

O médico examinará a perna e encontrará sensibilidade, dor e incompetência no músculo da panturrilha.

Como é tratada?

O tratamento poderá incluir:

• Compressas de gelo na musculatura por 30 minutos, sendo que cada 8 minutos de gelo deve ser seguido de uma pausa de 3 minutos. Pode ser feito a cada 3 ou 4 horas, por 2 ou 3 dias ou até que a dor desapareça,
• Elevação da perna colocando um travesseiro sob ela.
• Uma faixa elástica envolta na perna, para comprimir, evitando que o edema piore, sempre vigiar a circulação dos pés e dedos. Em caso de piora da dor, ou qualquer prejuízo da circulação, retirar a faixa,
• Muletas no caso de dificuladade para andar.
• Antiinflamatórios de acordo com prescrição do médico.
• Fisioterapia, para tratar o tecido do músculo.

Enquanto a lesão não estiver, totalmente, recuperada, o esporte ou a atividade, realizada anteriormente à lesão, deverá mudar para que não haja agravamento da condição. Por exemplo: Nadar ao invés de correr.

Quando posso retornar ao esporte ou atividade?

O objetivo da reabilitação é que o retorno ao esporte ou à atividade aconteça o mais rápido e seguramente possível. Se o retorno for precoce, existe a possibilidade de piora da lesão, que poderia levar a um dano permanente. Como cada indivíduo é diferente do outro, a velocidade de recuperação também é. Por isso, o retorno ao esporte será determinado pela recuperação dos músculos da panturrilha, não existindo um protocolo ou um tempo exato para que isto aconteça. Geralmente, quanto mais rápido o médico for consultado após a lesão, mais rápida será a recuperação.

• Possuir total alcance de movimento da perna lesionada, em comparação a não lesionada.
• Possuir total força da perna lesionada em comparação a não lesionada.
• Correr em linha reta, sem sentir dor ou mancar.
Correr em linha reta, a toda velocidade sem mancar.
• Fazer viradas bruscas a 45º, inicialmente a meia velocidade e, posteriormente, a toda velocidade.
• Correr, desenhando no chão um 8 de 18 metros, inicialmente a meia velocidade e, posteriormente, a toda velocidade.
• Fazer viradas bruscas a 90º, inicialmente a meia velocidade e, posteriormente a toda velocidade.
• Correr, desenhando no chão um 8 de 9 metros, inicialmente a meia velocidade e, posteriormente, a toda velocidade.
• Pular com ambas as pernas e somente com o lado lesionado sem sentir dor

Como previni-la?

A melhor maneira de prevenir a distensão da panturrilha é realizando aquecimento e alongamento da panturrilha, antes e depois do exercício. Isso é especialmente importante na prática de exercícios que envolvem saltos ou esportes de velocidade. Também é importante manter condicionamento físico constante (evitar ser “atleta de fim de semana”).

Exercícios de reabilitação distensão da panturrilha:

Os exercícios devem ser feitos com a supervisão de um fisioterapeuta e poderão ter início após o início da cicatrização da lesão, aproximadamente 2 semanas. Alguns dos exercícios que serão feitos na fisioterapia podem ser feitos em casa:

1 - Alongamento Com a Toalha:
Sentar sobre uma superfície firme, com a perna lesionada estendida à frente do corpo. Laçar o pé com uma toalha e puxá-la, suavemente, em direção ao corpo, mantendo os joelhos estendidos. Manter essa posição por 30 segundos e repetir 3 vezes. Para um bom alongamento, é necessário sentir, apenas, um desconforto, não devendo causar uma dor aguda. Quando esse alongamento for muito fácil, deve-se iniciar o alongamento da panturrilha em pé.

2 - Alongamento da Panturrilha em Pé: Ficar de pé, com os braços estendidos para frente e as mãos espalmadas e apoiadas em uma parede na altura do peito. A perna do lado lesionado deve estar, aproximadamente, 40 cm atrás da perna do lado são. Manter o lado lesionado estendido, com o calcanhar no chão, e inclinar-se contra a parede. Flexionar o joelho da frente até sentir o alongamento da parte de trás do músculo da panturrilha, do lado lesionado. Manter essa posição de 30 a 60 segundos e repetir 3 vezes.




3 - Resistência a Dorsiflexão: Sentado com a perna lesionada estendida e o p é perto de uma cama, enrolar a faixa ao redor da planta do pé. Prender a outra extremidade da faixa no pé da cama. Puxar os dedos do pé, no sentido do corpo. Lentamente, retornar à posição inicial. Repetir 10 vezes e fazer 3 séries.



4 - Resistência à flexão plantar:
Sentado com a perna lesionada estendida, laçar a planta do pé com o meio da faixa. Segurar as pontas da faixa com ambas as mãos e, suavemente, empurrar o pé para baixo apontando os dedos do pé para frente, tencionando a faixa terapêutica (thera band), como se estivesse acelerando o pedal de um carro.

Os exercícios 5, 6 e 7 poderão ter início quando o paciente puder ficar nas pontas dos pés, sem sentir dor.

5 - Levantamento em Pé do Calcanhar: Segurar em uma cadeira e suspender o corpo sobre os dedos dos p és, tirando os calcanhares do chão, ficando nas pontas dos pés. Manter esta posição por 3 segundos e, lentamente, voltar à posição inicial. Repetir 10 vezes e fazer 3 séries.À medida que o exercício ficar fácil, levantar, apenas, o lado lesionado.





6 - Equilíbrio Sobre Uma Perna: Ficar em pé, sem apoiar em nada e tentar equilibrar-se sobre a perna lesionada. Não deixar que o arco do pé aplaine-se, nem que os dedos do pé se dobrem.Começar com os olhos abertos e, posteriormente, tentar fazer o exercício com os olhos fechados. Manter a posição sobre uma única perna por 30 segundos. Repetir 3 vezes.











7 - Pulo Na Parede: De frente para uma parede, prender um pedaço de fita adesiva na parede, a mais ou menos sessenta centímetros acima da cabeça. Pular com os braços estendidos acima da cabeça e tentar tocar a fita adesiva. Fazer o exercício mantendo os joelhos flexionados ao apoiar ambos os pés no chão, com o objetivo de amortecer a queda. Progressivamente fazer o exercício com apenas uma perna.

Outro bom exercício é pular em um só pé. O paciente pode cruzar a sala pulando em um só pé, o mais alto que puder. Pular corda também é um bom exercício, mas esses exercícios só podem ser feitos quando a reabilitação muscular estiver completa.






domingo, 29 de novembro de 2009

CORRIDA NATALINA



A Corrida e Caminhada Natalina, será realizada no dia 19 de dezembro 2009, na cidade de Natal/RN, na distância de 10 km, com a participação de pessoas de ambos os sexos, devidamente inscritas, e em qualquer condição climática. A Corrida e Caminhada Natalina é uma promoção do Governo do Estado do RN a ser realizada pela Secretaria de Estado de Educação e da Cultura(SEEC) e da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer do RN (SEEL) , com o apoio da EMPROTURN e coordenação técnica da Federação Norte-Rio-Grandense de Atletismo (FNA).O Evento terá a LARGADA e CHEGADA na Praça Cívica, conforme o percurso detalhado divulgado nos sites do evento (www.corridanatalina.com) e da FNA (www.fnatletismo.com.br/corridanatalina), com hora prevista para as 16:00h.
PARTICIPAÇÃO E INSCRIÇÃO:
As pessoas interessadas em participar da Corrida e Caminhada deverão inscrever-se através do site do evento www.fnatletismo.com.br/corridanatalina, mediante preenchimento da Ficha de Inscrição no período de 03 até o dia 13 de dezembro de 2009.
FONTE: www.fnatletismo.com.br

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

AQUECIMENTO E DESAQUECIMENTO




Por Maurício Belfante

O aquecimento e o desaquecimento são duas das principais etapas da corrida, e nunca devem ser esquecidas. Essas partes do treinamento dão ao praticante a segurança de não correr tantos riscos de se lesionar e acabar parado por muito tempo. O aquecimento deve ser feito logo antes de começar a correr, para que não haja problemas e lesões musculares que comprometam todo o treinamento, como explica Paulo Rennó, diretor-técnico da Paulo Rennó Assessoria Esportiva. “O aquecimento preparara toda a musculatura para o esforço físico. Ele aumenta a quantidade de nutrientes nas fibras e diminui as lesões”, afirma o treinador. Já o desaquecimento é importante para o relaxamento dos músculos, regenerando as fibras mais rapidamente, como diz Sandro Marconde, diretor-técnico do Sandro Marconde Assessoria Esportiva. “Após correr, as fibras musculares ficam mais retraídas do que normalmente, e propensas a lesão. O relaxamento libera essa carga excessiva e diminui a produção de ácido lático, causando menos lesões”, diz Marconde.
Alongamento e aquecimento
Entre os profissionais na área corporal, há uma discussão sobre o alongamento servir como um aquecimento antes da corrida. Muitos acreditam que isto não traz benefícios nenhum ao atleta e podem até causar lesões. Para os treinadores, o alongamento deve ser feito sempre depois de uma caminhada ou trote leve.“Na prática, o alongamento bem feito pode ser uma forma de aquecimento. Mas é aconselhável aliá-lo com 15 minutos de caminhada, para os iniciantes, ou um trote para os veteranos”, orienta Marconde.
Frio e calor
O aquecimento exerce papéis diferentes nos dois climas opostos. No calor, ele pode ser mais leve, já que o corpo fica mais aquecido devido a temperatura elevada.“A quantidade de lesões no calor são mínimas. O corpo já está quase aquecido, mesmo que a prática física não seja iniciada. Mas aquecer é importante, mesmo nesse clima”, diz Rennó. Já no frio, a diferença é grande. Um aquecimento bem realizado é mais importante, pois o corpo não está acalorado. O aquecimento deve ocorrer com mais vigor, visando não ter problemas futuros com lesões.“A taxa de lesões no inverno, ou quando está frio, é muito maior. O corpo ainda não está acostumado com a temperatura ideal e as fibras do músculo ainda estão rígidas, provocando atrito e, consequentemente, lesões de alto risco”, alerta Rennó.
Formas de desaquecimento
Existem formas muito eficazes de relaxar seus músculos logo após uma corrida. É aconselhável fazer uma caminhada leve, para cessar a produção de ácido lático nos músculos. As massagens também são outra forma eficaz..
fonte: revista O2 por minuto

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

I MEIA MARATONA DE NATAL/RN






É ótimo saber que o movimento das corridas de rua esta a crescer em nossa cidade e com isso podemos perceber que só neste ano tivemos muitas corridas importantes e muito bem organizadas (10k Natal, Corrida Bom Preço, Corrida Noturna do Sesi) claro que com algumas falhas, mas concerteza serão corrigidas nos proximos anos. O que é importante obeservar é o numero de pessoas que estao saindo do sedentarismo e buscando uma melhor qualidade de vida, acho que isso é o mais importante de tudo. E pra abrilhantar mais ainda esse crescimento das corridas em nossa cidade realmente do sol, somos agraciados com a I Meia Maratona de Natal, evento que estava faltando no nosso ainda pobre calendario e concerteza muita gente ja esta pensando em se preparar para o proximo ano visto tamanha aceitação dos natalenses que abraçaram este evento. A prova em si foi marcada pelo sua altimetria bastante irregular, pelo forte vento contra na 1º metade da prova e pelo forte carlor na outra metade em vista disso não estranhe se seu tempo foi acima do esperado pois o grau de dificuldade atingiu a todos. A prova contou com otima hidratação e segurança. Minha participação não me agradou muito, apesar de ter feito uma boa prova e saber que fiz o meu melhor, apesar disso sei que podia ter feito um tempo melhor se tive-se me concentrado mais na prova. Não consegui manter ate o final o ritmo desejado e finalizei em 01h37min. Sinto que os treinos estão dando certo e que estou correndo mais solto e observei que é muito importante entrar na prova sabendo o que vai fazer.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

ATENÇÃO AO NOVO PERCURSO DA MEIA MARATONA DE NATAL




LARGADA E CHEGADA NA PONTE DE TODOS (PRAIA DO FORTE), O RETORNO SERA FEITO NAS IMEDIAÇÕES PROXIMO DO RESTAURANTE GUINZA.

II C. Rústica Ten. PM Pedro S. L. Rebouças - 6Km

Data do Evento: 15/11/2009
Distância: 6 Km
Horário: 8h
Taxa de inscrição: 2 kg de alimento.
Local de inscrição: 8 BPM de Nova Cruz, situado na rua Prof. Mario Pinotti, 168.
Período de incrições: 01 de novembro à 13 de novembro.

Informações: Fone: (84) 3281-5913 ou (84) 3281-5916

4º CORRIDA RUSTICA DA CIDADANIA - BARAUNA/PB

DISTANCIA: 8KM e 12,6KM
DATA: 05/12/2009
HORARIO: 16:00HS.
LOCAL: BARAUNA/PB
INSCRIÇÃO: As inscrições serão feitas pessoalmente ou mediante procuração entre os dias 03 de novembro a 17 de novembro do corrente ano, na sede da ONG Nova Baraúna, situada à rua Getúlio Vargas 145, Baraúna PB, no horário comercial ouainda pelo e-mail contato@ongnovabarauna.org.br.


A largada ocorrerá no sítio “Trapiá” , seguindo pelo povoado Santa Rita, Sítio Catolé, contornando pela frente da igreja católica em Baraúna e chegando em frente a sede da ONG Nova Baraúna; o percurso referente a prova de 08 km será mesmo, reduzindo-se a distância, porém com chegada simultânea.


*Outras informações: 083 3633-1036 ou 084 3611-1390.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

I MINI MARATONA DE MONTE ALEGRE



15 de novembro de 2009


Largada: 15h30min


Distancia: 10km


Inscrições: 1º a 13 de novembro no site http://www.fnatletismo.com.br/


O kit de participação será entregue no dia 15 de novembro, das 8h00min às 13h00min, em local a ser definido e informado posteriormente no site da FNA.


quarta-feira, 28 de outubro de 2009

CORRIDA DA ACADEMIA FIBRA


(Wendell)
(Bernardo e Alana)

(1°Betinho, 2°Raniere, 3°Josenildo)
A 1º Corrida da Academia no dia 24.10.09 foi um sucesso, apesar de algumas falhas no quisito banheiros, pois não tinha e houve um equívoco no resultado da categoria 20-29, sendo este caso resolvido. A Tesportes representado por nosso amigo Tião mais uma vez fez um ótimo trabalho de cobertura, cronometragem e divulgação dos resultados. O percurso da prova foi bom, e quem não treina ladeira deve ter sentido a subida no km 02. Entrei na prova com o objetivo de fazer a prova em 18min e fiquei feliz por ter concluído a prova em 18min47s. Sinto que posso fazer melhor e vou fazer...Parabens pra todos em especial aos amigos Bernardo e sua esposa Alana que estão cada dia mais envolvidos com a corrida e com uma melhor qualidade de vida.





sábado, 24 de outubro de 2009

JUST DO IT.




EU SOU O QUE EU TREINO

A CORRIDA VIROU ESPORTE DE ELITE????

Até 10 ou 15 anos atrás a corrida era uma atividade geralmente mais praticada por pessoas sem grande poder aquisitivo, ate mesmo pelo baixo custo: bastava um par de tênis (simples, diga-se de passagem) e... pé na estrada. Hoje o que vemos são provas bem estruturadas e corredores com maior nível sócio-econômico, que pagam pra estarem nesses eventos e consomem dos ultimos lançamentos de calçados a pacotes de viagens para provas no exterior. Teria, então, a corrida se transformado em um esporte de elite, ocupando ate mesmo o "glamouroso" lugar que ja foi do golfe ou do tênis?
"Virou uma coisa chique correr, talvez pela superação pessoal que o esporte represente, o que causa admiração. Mas também acho que mais pessoas passaram a descobrir a facilidade de se praticar a atividade: não precisa ser sócio de clube, não requer equipamentos, dá pra realizar em qualquer lugar e horário", argumenta a jornalista Isabel Amorim. O empresário Marcelo Vasconcelos complementa: "È uma maneira simples de cuidar da saúde. E ter boa saúde, sim, dá status."
Os grandes desafios, no entanto, exigem uma série de "extras": tênis e roupas especiais, acompanhamento de um treinador ou acessoria esportiva, suplementação nutricional e a viagem em si - investimentos que saem do bolso do próprio atleta. "Isso custa caro", constata o triatleta Eduardo Gasperini. "Conheço muitos corredores que, infelizmente, não conseguem realizar alguns sonhos por não terem condições financeiras", diz o empresário pernambucano Júlio Cordeiro.
E você, o que acha? A corrida de rua ganhou status? È caro correr hoje em dia? Compartilhe sua opinião.
fonte: CR nº 192

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Corrida Bom Preço - Natal Cidade Sustentavel



A Corrida Bompreço Natal – Cidade Sustentável movimentou a capital potiguar na manhã ensolarada de 11 de outubro. 566 corredores, 242 caminhantes e 153 crianças participaram da prova que contou com distâncias de 10km, 4km e baterias infantis. A lojistica da prova bem como toda a sua organização estava de acordo com o padrão CORPORE. Quem participou pode perceber a grandiosidade deste evento pra nossa cidade, ja que corridas nesse porte não são comum por aqui. Só tenho a lamentar mais uma vez a questao do horario da largada, pois não consigo entender o porque de não se ter uma largada mais cedo, ja que temos uma cidade extremamente quente.

Minha participação nessa prova foi boa, mas acredito que poderia ter sido melhor, pois entrei com pensamento de completar a prova em 40 min, mais tive problema de novo com meu relogio e não pude controlar precisamente minhas passagens pela marcação da kilometragem tirando assim a possibilidade de aumentar ou diminuir o ritmo ai tive que ter tato e seguir no ritmo que achava ser o necessario pra atingir a minha meta. Conclui a prova em 42min, ficando na classificação geral na 50º posição e 15º na categoria. Todos sabem que sou bastante competitivo comigo mesmo e estou sempre querendo melhorar meus tempos e sei que sou capaz.
E não tem nada melhor do que cruzar a linha de chegada e saber que tem pessoas importantes e que amamos torcendo por você, foi muito gratificante compartilhar essa alegria com meus pais, minha filha Lívia que tanto amo e minha namorada Larissa que tanto me apoia.
Todos os atletas estão de parabéns em especial os amigos da Natal Runner que brilhantemente concluíram com exito mais esse desafio, cada um com seus objetivos pessoais.
Espero que mais eventos como este façam parte da nossa rotina, pois em 2008 um estudo do Ministério da Saúde e da Universidade de São Paulo, apontou Natal como a cidade mais sedentária do Brasil. Um dos principais desincentivos da prática esportiva é a falta de eventos esportivos que atraia os cidadãos potiguares. Fato, que a Secretaria promete mudar. “Vamos tirar a cidade do sedentarismo".












sábado, 10 de outubro de 2009

A HISTORIA DA MARATONA




Saiba como a saga de um soldado grego contribuiu para criar a mais tradicional prova do atletismo mundial .
Por Fausto Fagioli Fonseca,
Assim como toda lenda, a história da maratona é recheada de curiosidades e fatos extravagantes que, com o tempo, ganharam ainda mais misticismo quanto a sua origem. Uma das versões mais aceitas em relação ao surgimento da corrida de 42.195 metros remete ao ano de 490 a.C. , quando soldados atenienses marcharam até a Planície de Marathónas para combaterem os persas, na batalha que fazia parte das Guerras Médicas.Como estavam em um número muito menor, os gregos precisavam de reforços para conseguirem a vitória. Desta forma, o comandante Milcíades resolveu escalar um de seus melhores corredores para cobrir a distância de 40 km, que separava a cidade que estavam de Atenas, e pedir ajuda.Pheidippides foi o escolhido para a tarefa de percorrer o percurso acidentado até a atual capital grega. Lá chegando, conseguiu reunir cerca de 10 mil soldados, com os quais voltou para o local da batalha.Após a vitória sobre o poderoso exército persa, Milcíades decidiu mandar novamente seu experiente corredor até Atenas, para passar a boa notícia. Mesmo exausto, Pheidippides correu novamente os cerca de 40 km que separavam as cidade, e, lá chegando, conseguiu apenas dizer uma única palavra antes de cair morto. “Νενικήκαμεν” (Vencemos).
Os 42.195m
No ano de 1896, em homenagem ao herói grego, os organizadores dos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna decidiram criar a prova, que, a princípio, possuía cerca de 40 km. A distância atual só foi fixada no ano de 1908, nas Olimpíada de Londres, para que a família real britânica pudesse acompanhar o início da prova do jardim do Palácio de Windsor.
A versão de Heródoto
Apesar de a versão citada anteriormente ser a adotada pelo Comitê Olímpico, uma outra versão é tida como mais factível, já que se baseia em relatos do historiador grego Heródoto, nascido no ano de 484 a.C.Ele conta que, na verdade, Pheidippides foi até Esparta pedir ajuda para vencer os persas, distante cerca de 233 km. Porém, lá chegando, após dois dias, ouviu como resposta ao seu apelo um não, já que os espartanos estavam em pleno festival de Artemis.Sem a ajuda esperada, o herói voltou para o local da batalha, para levar a má notícia aos seus comandantes, que decidiram então adotar uma nova estratégia de batalha.Um ataque surpresa foi organizado pelos atenienses aos persas, que se encontravam a cerca de 40 km de onde estavam acampados. Em uma longa batalha, mesmo em minoria, os gregos conseguiram a vitória, o que surpreendeu os cerca de 2 mil espartanos que chegaram depois para o auxílio.
Cada vez mais rápida
Veja a evolução do recorde mundial da maratona a partir de 1947:
Suh Yun-bok (Coréia do Sul) - 2h25min39s - Boston 19/4/47
Jim Peters (Grã-Bretanha) – 2h20min43s - Londres 14/6/52
Jim Peters (Grã-Bretanha) – 2h18min41s - Londres 13/6/53
Jim Peters (Grã-Bretanha) – 2h18min35s - Finlândia 4/10/53
Jim Peters (Grã-Bretanha) – 2h17min40s - Londres 26/6/54
Sergei Popov (União Soviética) – 2h15min17s - Estocolmo 24/8/58
Abebe Bikila (Etiópia) – 2h15min17s - Roma 10/9/60
Toru Terasawa (Japão) – 2h15min16s - Japão 17/2/63
Buddy Edelen (Estados Unidos) – 2h14min28s – Londres 15/6/63
Basil Heatley (Grã-Bretanha) – 2h13min55s - Londres 13/6/64
Abebe Bikila (Etiópia) – 2h12min12s – Tóquio 21/10/64
Morio Shigematsu (Japão) – 2h12min00s – Londres 12/6/65
Derek Clayton (Austrália) – 2h09min37s – Japão 3/12/67
Derek Clayton (Austrália) – 2h08min34s - Bélgica 30/5/69
Rob de Castella (Austrália) – 2h08min18s - Japão 6/12/81
Steve Jones (Grã-Bretanha) – 2h08min05s - Chicago 21/10/84
Carlos Lopes (Portugal) – 2h07min12s - Roterdã 20/4/85
Belayneh Dinsamo (Etiópia) – 2h06min50s - Roterdã 17/4/88
Ronaldo da Costa (Brasil) – 2h06min05s - Berlim 20/9/98
Khalid Khannouchi (Estados Unidos) – 2h05min42s - Chicago 24/10/99
Khalid Khannouchi (Estados Unidos) – 2h05min38s - Londres 14/4/02
Paul Tergat (Quênia) – 2h04min55s - Berlim 28h9min03s
Haile Gebrselassie (Etiópia) – 2h04min26s – Berlim 30/9/07
Haile Gebrselassie (Etiópia) – 2h03min59s – Berlim 28/9/08

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

CORRIDA DA ACADEMIA FIBRA


Data do Evento: 24/10/2009
Distância: 5 Km
Horário:16h
Largada e Chegada: A largada e chegada será na Praça das Flores - Petrópolis.
Taxa de inscrição: R$ 10,00
Local de inscrição: Academia Fibra (Rua Cel Joaquim Manoel, 696), próximo ao ITORN.
Período de incrições: 13 de outubro à 21 de outubro.
Números de participantes: Limite de 300 atletas.
Informações: Fone: (84) 3202.4066

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Atletas mirins também devem ficar atentos aos exames de saúde


Por Dr. Nabil Ghorayeb


Como parte da educação e para a saúde futura, crianças iniciam a prática de esportes precocemente. A cobrança de alguns pais, não aceitando as derrotas é quase um modelo. O destaque esportivo da criança leva os responsáveis muitas vezes investir num futuro profissional (e rico) obrigando seu filho se submeter a treinamentos fortes, na maior parte das vezes, sem exame médico especializado. Neste cenário vemos crianças e adolescentes começando a sentir o peso das competições e a pressão por bons resultados. Além dos excessos físicos e risco para a saúde não são poucos os ótimos atletas mirins que desistem por estarem saturados das cobranças e dedicação espartana necessárias para vencerem como atletas.


Fizemos um levantamento com cerca de 700 garotos federados com idade entre 14 e 18 anos de um grande clube de São Paulo, e detectamos 23% deles com alterações benignas, ou duvidosa, no eletrocardiograma, sem nenhuma queixa de nada. Além disso, encontramos “sopro” no coração, pressão arterial no limite, anemia e incrível, até taxas elevadas de colesterol e triglicérides, provenientes de erros alimentares.


Outra pesquisa com 120 garotos da mesma faixa etária, das “peneiras de futebol” de quatro clubes paulistas, apontaram mesmo tipo de alterações no eletrocardiograma em 17% dos garotos. No primeiro caso os garotos avaliados pertencem classe social alta, enquanto que no segundo a classe é mais baixa. Isso revela que as anormalidades cardíacas independem classe social e podem se manifestar em qualquer indivíduo. Por isso, a realização periódica de exames clínicos especializados é essencial.


A necessidade de maior força física implica em mais treinamento e, conseqüentemente, maior esforço para as articulações, deixando as mesmas mais propensas às lesões. Esses traumas podem ser apenas de ligamentos, ou até mesmo deslocamentos dramáticos da articulação. A prática esportiva fortalece o organismo e mantém as condições de vida saudável. Porém, para ter certeza que o exercício trará benefício, é preciso ter em mente as principais precauções a serem tomadas, a fim de não ocorrerem lesões durante a prática do exercício.

Por isso é sempre bom seguir algumas recomendações:

• Buscar informações

• com o pediatra;
• Fazer pelo menos um eletrocardiograma anual (exigir laudo de um cardiologista);

• Até os 12 anos fazer um “aprendizado dos esportes”, para a criança escolher o esporte que quer praticar. Não a o que não tem vontade;
• Procurar um médico especialista caso a criança sinta qualquer anormalidade ao • praticar esporte;
• Realizar bateria de exames completos, caso participe de competição;
• Não exagerar nos treinamento e cobranças. Muitos abandonaram carreiras promissoras na primeira oportunidade;
• Escolher o material adequado para o esporte de sua preferência;
• Antes de começar qualquer atividade física, procure um especialista;
• Ao primeiro sinal de dor, pare o exercício;
Não aumente a carga no treino sem a orientação de um professor.


FONTE:
http://www.webrun.com.br/corridasderua/conteudo/noticias

sábado, 26 de setembro de 2009

LONGÃO PRA MARATONA

ESTAMOS INICIANDO O TREINAMENTO PRA CORRER UMA MARATONA NO 1º SEMESTRE DE 2010. TEMOS PREFERENCIA PELA PROVA DO RJ(OUTRA VEZ) OU PORTO ALEGRE. QUEM TIVER INTERESSE DE PARTICIPAR DOS LONGOES QUE ACONTECEM NOS SABADOS É SO ENTRAR EM CONTATO COMIGO. MESMO QUEM NAO TEM INTERESSE DE PARTICIPAR DE CORRIDAS LONGAS MAIS PRECISA OU GOSTA DE RODAGENS PODE SE JUNTAR A NÓS.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

CONFIRA O RESULTADO GERAL E POR FAIXA ETÁRIA DA 10K NATAL

A Federação Norte-Riograndense divulgou nesta sexta-feira o resultado geral da corrida 10K Natal, realizada em comemoração aos 70 anos do Diário de Natal.
A primeira edição da 10 K Natal entra para a história da cidade como a maior corrida de rua já realizada em terras potiguares. Milhares de pessoas foram às ruas de Petrópolis e Tirol prestigiar os dois mil corredores que percorreram a Avenida Prudente de Morais.
Confira nos links abaixo todos os resultados gerais masculino e feminino, além das categorias por faixa etária:

Clique aqui e veja o resultado masculino geral dos 10k e por faixa etária

Clique aqui e veja o resultado masculino geral dos 5k e por faixa etária

Clique aqui e veja o resultado feminino geral dos 10k e por faixa etária

Clique aqui e veja o resultado feminino geral dos 5k e por faixa etária

Corrida da Academia Fibra


Vem aí a corrida da Academia Fibra - 5Km.


Em breve mais informações.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

BOLETIM OFICIAL RESULTADO 10K NATAL

Queridos amantes da Corrida de Rua,
A Federação Norte-Rio-Grandense de Atletismo (FNA)informa a todos os participantes da Corrida 10K Natal, que os resultados oficiais estão sendo revistos pelos seguintes motivos:
1. Alguns atletas, danificaram seus chips, talvez pela curiosidade de verificar como ele é contruído ou por outros motivos distintos;
2. Outros, apesar de saber que o evento tinha um ponto de controle parcial eletrônico (funcionou no retorno, próximo ao Bombeiro) e que o percurso estava devidamente monitorado pelos árbitros da FNA, "cortaram o caminho" e foram devidamente desclassificados do evento;
3. Outros concluíram a prova no pórtico de transição do circuito de 10km e não no de chegada, posicionado ao lado da área VIP, mesmo existindo balizamento e orientação dos árbitros;
4. Outros dobraram os números.
Em função desses fatos, a FNA precisou efetuar um trabalho detalhado de conferência e que demanda tempo, mas em respeito aos atletas que abrilhantaram o evento, a federação irá divulgar ainda hoje (23/9) os três primeiros colocados das faixas etárias do 5km e do 10km. E até o final da tarde de sexta-feira (25/9) estará divulgando o resultado completo da prova.
Informamos aos atletas classificados entre os três primeiros de cada faixa etária, que o promotor do evento, Diário de Natal, fará contato com cada atleta a ser premiado, informando todos os detalhes do local e horário que acontecerá tal momento e qual será o procedimento a ser adotado com os atletas que não residem em Natal.
Allan de Medeiros Pinheiro
Diretor de Arbitragem da FNA
Delegado Técnico da Prova

terça-feira, 22 de setembro de 2009

CURSO BASICO DE ARBRITAGEM EM ATLETISMO

A Federação Norte-Rio-Grandense de Atletismo tem o prazer de anunciar e confirmar a realização do Curso Básico de Arbitragem em Atletismo no período de 2 a 4 de outubro deste ano.O curso será ministrado pelo Prof. Manoel Trajano Dantas Neto, árbitro internacional do quadro da IAAF/CBAt.A Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEL/RN) e a Universidade Potiguar serão parceiros nessa realização.Poderão participar do Curso Básico, qualquer pessoa com no mínimo 16 (dezesseis) anos de idade e que tenha interesse pelo atletismo.Em virtude, especialmente, do apoio da SEEL que tem como competência insculpida no art.2º, VI, Decreto 19.795/2007, "zelar pelo cumprimento da legislação esportiva" e no inciso VII, "estimular e elaborar estudos e pesquisas sobre assuntos relacionados a sua esfera de competência", o curso será isento de taxas e dará a título de cortesia, uma regra oficial para cada participante inscrito.Para ser aprovado no Curso Básico, o candidato precisa alcançar no mínimo 60% (sessenta por cento) na média final e ter pelo menos 75% de frequência no período de realização do evento.As inscrições serão realizadas pelo meio virtual no site da SEEL (www.seel.rn.gov.br), a partir do dia 14 de setembro.Direção de Arbitragem da FNA




segunda-feira, 21 de setembro de 2009

10K NATAL


Largada



Km finais...


Larissa(namorada) e Wendell


Nivaldo, eu, filho de Claudio, Claudio, Flavio, Francimar e Severo


A 10k Natal chegou com tudo, quebrando todos os conceitos de corrida de rua ate então vivenciada ao longo do tempo pelas gerações de corredores de Natal. Não desmerecendo nenhum evento anteriormente realizado, lógico, mas ficou claro que podemos e temos condições de organizar e dar o mínimo de prazer e estrutura pra atletas, profissionais ou amadores que tanto se esforçam para propagar esse esporte tão maravilhoso. Precisávamos ter um evento nessas proporções, pois é muito frustrante termos que sair de nossa cidade pra correr em outros estados devido a nossa falta de estrutura. Penso que agora existe dois tempos de corrida de rua, ou seja, o antes e o depois da 10k Natal. Só tenho uma crítica a fazer e é com relação ao horário da largada que além do atraso foi marcado pras 09:00hs. Isso não pode ocorrer, pois somos uma cidade quente, e parece que em dia de corrida fica mais quente ainda, ai toda nossa estratégia pode evaporar como nosso suor. Fica aqui mais um apelo pros organizadores terem mais respeito com os atletas e priorizar largadas mais cedo. Sabemos que ainda temos muito que melhorar, mas fica aqui o pensamento que estamos no caminho certo.
Esperei muito ancioso por essa corrida, queria saber como seria a organização, como o público reagiria, se iriam pras ruas prestigiar, enfim, como os próprios atletas se sentiriam. Por sorte percebi que todos estavam eufóricos, felizes por estarem participando da festa e tendo a certeza de serem todos atores principais, muitos e na sua maioria, sem preocupação com tempo ou colocação, simplesmente desfrutando da alegria de estar ao lado de amigos e familiares fazendo o que mais gostam: CORRER!!!!
E foi nesse clima de satisfação que alinhei na largada, pra fazer a minha história na 10k. Fiquei muito satisfeito com a minha atuação, apesar de ter largado forte consegui manter o ritmo. Os km iniciais são sempre assim, devido a emoção e a adrenalina, com o passar das pisadas vai se diminuindo essas sensações e aumentando a força. Ainda no ínicio encontrei os amigos da Equipe Shokante, e mais uma vez corremos lado a lado toda a prova. Ao concluir a 1º volta senti que o calor estava aumentando e que eu teria que fazer muita força pra manter o ritmo desejado e atingir meu objetivo pra essa prova que era correr 04min/km. Em virtude das ladeiras ouve uma variação desse ritmo entre 04min e 04min10s. Consegui fazer mais algumas ultrapassagens e nos metros finais os amigos da shokante aumentaram o ritmo e quando resolvi ataca-los ja era tarde, mais como na Meia de João Pessoa fiz um sprint alucinante e consegui ultrapassar um corredor que horas antes havia passado voando por mim e tudo isso a menos de 200m da chegada pra deleite do público. Foi tanta emoção que nem lembrei de parar o cronometro pra registrar aqui meu tempo. Vou ter que esperar o resultado oficial. E pra fechar com chaves de ouro acabei sendo agraciado pela Destaque, empresa de eventos que organiza o nosso famoso Carnatal, com um abadá por eu ter sido o 2º corredor que cruzou a linha de chegada usando a camisa desta empresa por eles destribuídas. Iniciativa de Shirley que trabalha na Destaque e é casada com nosso amigo e corredor Nivaldo Pereira e que esta de parabens por concluir sua 1º prova de 5km e dizendo que foi a primeira de muitas sendo assim nos vemos agora na CORRIDA BOM PREÇO. Por fim quero parabenzar a todos os participantes desta festa, espero que todos tenham alcançados suas metas pessoais.
MEU TEMPO: 00:42:53
POSIÇÃO GERAL: 66º
POSIÇÃO CATEGORIA: 17º



domingo, 20 de setembro de 2009

MEIA MARATONA DE NATAL


ROTA DO SOL * VIA COSTEIRA * NATAL/RN


22 DE NOVEMBRO


MEIA MARATONA DE NATAL E CORRIDA FAST RUNNER 5K

INSVREVA-SE NO SITE E E GARANTA SUA VAGA

Inscrições pelo site www.meiamaratonadenatal.com.br a partir de 24 de setembro de 2009

O VISUAL DA VIA COSTEIRA COM A BRISA MAIS REFRESCANTE DO NORDESTE

terça-feira, 15 de setembro de 2009

ENTREGA DE KITS DA CORRIDA



A entrega dos kits do 10K Natal, será nos dias 17, 18 e 19/09, na loja Projeto Energia Verde COSERN, no Midway Mall, piso L2 (em frente a Drogaria Globo), no horário de funcionamento do shopping.

Para retirar o kit, o participante terá que apresentar os seguintesdocumentos:

-Documento de identidade original, com foto (RG, Carteira de Trabalho ouHabilitação);

-Comprovante de pagamento do boleto bancário, referente à taxa deinscrição;

-Se portador de necessidades especiais (deficiência física): declaraçãomédica em receituário próprio, assinado e com carimbo do CRM do médico, oenquadrando em uma das categorias ofertadas no EVENTO.

OBS: Caso não seja o próprio atleta inscrito que vá retirar o seu kit, éobrigatória a apresentação de procuração reconhecida em cartório edevidamente instruída para tal fim.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Athletica Running





Mais um evento chega com força em Natal para os amantes da corrida de rua. Nesse sabado dia 12/09/09 aconteceu a 1º corrida da Academia Athletica. Boa organização. Parabenizo aqui o harário da prova que ocorreu as 16:00hs, sem a preocupação do sol. A crrítica que faço é com relação a não divilguação do percurso, pois muitos corredores inclusive eu só ficaram sabendo do percurso na hora da largada, mas em compensação o percurso escolhido foi muito bom apesar da subida no final da Av Prudente de Morais com vista para Praia do Meio. A outra crítica que faço é com relação a não informação para os atletas que a prova deveria ser realizada com a camisa do evento, ocasionando a desclassificação do atleta que naõ cumprir essa regra. Confesso que em nenhum momento foi informado para mim que eu teria que correr com a dita camisa. Mais solucionei meu problema a tempo informando o nao conhecimento dessa regra ao organizador que liberou a minha participação sem a camisa do evento. No mais so tenho que elogiar a iniciativa da Athletica, que elaborou um belo evento e espero que essa prova se consolide no nosso calendário e quem sabe ate aumentando o percurso. Em relação a minha participação ficou muito alem do que eu poderia ter feito, não gostei nenhum pouco do meu rendimento, fiz um tempo muito longe do meu melhor, apesar de estar treinado. Mas não poderia ter sido melhor ja que na noite anterior fui pra uma festa e cheguei em casa as 05:00 da manhã e jas as 08:00 tive que levantar. Pensei ate em nao correr essa prova pois sabia que estava cansado, mas mesmo assim por falta de respeito comigo mesmo resolvi participar e logo na largada vi que não conseguiria um bom resultado, não adianta correr sério quando se está cansado. Serviu de lição pra mim. Mas ja levantei a cabeça e estamos de olho agora na 10k Natal.
1º José Eriberto Alves - 00:16:31
2º José Adailton Barbosa - 00:16:37
3º Josenildo Januário da Silva - 00:17:41
4º Samir de lima Xavier - 00:17:51
5º José Rosildo - 00:18:02
41º Wendell Ventura - 00:21:46
Resultado completo www.tesportes.com.br





terça-feira, 8 de setembro de 2009

ESPÍRITO CORREDOR


Bacharéis, mestres e doutores


Por Márcio Dederich.


Qual foi a maior distância que você correu na vida? Lembrou? E então? Passou dos 21 km? Se passou, parabéns: você é alguem que experimentou muito mais em relação às corridas que a maioria das pessoas. E o que isso quer dizer exatamente? Sei lá. Que você talvez tenha se cansado das corridas menores. Ou que você tem capacidade de ousar mais. Talvez signifique que seu treinador foi um bamba. Ou queira dizer que você curte correr mais que a média das pessoas. Ou simplesmente que você é um cara privilegiado.

Em relação a tal distância, lembra sob quais condições a correu? Jamais esquecerei, dirá você. Bom saber disso. Mas certamente ja terá ouvido alguém reclamar de ter corrido uma maratona. Do quanto é duro, mais que vencer os 42 km, treinar pra realizar o feito. Primeiro, arranjar tempo; depois, não desanimar, ter disposição pra perder um par de unhas, estourar meia dúzias de bolhas... Não é à toa que as maratonas de revezamento estão cada vez mais populares. Que implicações isso parece ter? Alguns vão alegar que o nível de exigência caiu, sendo mais fácil hoje em dia adquirir o título de "maratonista".

Qual a validade de ser um maratonista de 8 km, questionará você. Para o movimento das corridas de rua, todos são igualmente bem-vindos. Independente de distância, boa parte desses corredores tomará gosto e permanecerá correndo pelos próximos anos, quiçá pelo resto da vida. Serão assunto na família, no trabalho, no colégio, no condomínio. Em outras palavras, agentes multiplicadores. Em geral, são iniciantes que vêm de academias ou de pequenos grupos, gente que resolve começar pelo começo. A história mostra que alguns sairão daí pra encarar as ultras. Enfim, correr exige folêgo, tanto em relação as distâncias quanto em relação às idéias.

Na vida, em termos de aprendizado, quem fez bacharelado sofreu um pouquinho. Quem faz mestrado pena um pouco mais. E quem faz doutorado quase não sente dor. Nas corridas a situação é semelhante. Depois das iniciais, qualquer provinha curta, de 5 km por exemplo, fica parecendo brincadeira, o que levaria a distância maiores. No entanto - e nesse caso não importam as razões -, grandes parte dos corredores vai optar por correr pouco, normalmente provas de 10 km. São, nessa analogia, os bacharéis em corrida.

Fazer doutorado ou mestrado não deve ser obrigação pra todos. Há uma seleção natural para isso. No dia-a-dia, a maior parte das atividades impede que haja tempo para treinar com a necessária regularidade. Passando ao largo dos aspectos de patrocínio, é forçoso reconhecer que em determinadas situações a atividade física acaba sendo secundária as demais tarefas. Mas ruim mesmo é quando o indivíduo se mata de tanto correr e não tira da corrida tudo aquilo que ela oferece. Mesmo que vá longe, que suma na poeira ou se encha de medalhas, em termos de benefício esse corredor na verdade nem passará dos km iniciais. Analogamente ao aprendizado, não consegue reelaborar o que leu e muito menos enxergar com pertinência o que lhe foi oferecido. Corre com armas em riste, como se toda corrida fosse uma cruzada pessoal contra sabe-se lá o quê. Não compreendendo o contexto, confunde ator com personagem e bate em Jackson Antunes na rua porque ele fez papel de machão na novela das oito.

Quando foi que você correu pela última vez? Além da distância, que "conteúdo" teve sua corrida? Aproveitou pra conversar com alguem? Sua abordagem foi interessante? Tomara que sim. E tomara que aumentem suas oportunidades de ir mais longe, revezando ou não. Afinal de contas, nas corridas, a graça está em dar uma resposta bem-disposta às provocações da vida. Nesse sentido, bacharéis, mestre ou doutores, somos caras privilegiados.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Mandamentos para Manter a Qualidade de Vida

Os 10 Mandamentos de Nuno Cobra, preparador físico:

1- Durma pelo menos oito horas e tente acordar sem despertador. "Ele é uma agressão ao organismo ".
2- Alimente-se em pequenas quantidades a cada três horas.
3- Cheire a comida, pegue as folhas com as mãos e mastigue o mais devagar possível.
4- Exerça alguma atividade física pelo menos três vezes por semana. Uma hora de caminhada pode ser praticada por qualquer pessoa, em qualquer lugar, e é suficiente para obter os benefícios do esporte.
5- Evite ficar nervoso. Em situações de stress, experimente bocejar e espreguiçar.
6- Dedique pelo menos quinze minutos do dia à meditação. Escolha um local silencioso, sente-se numa posição confortável e se esqueça da vida.
7- Tome ao menos dois banhos frios por dia. Esse hábito é energizante.
8- Nenhum tratamento irá funcionar se você não abandonar seus vícios, a começar pelo cigarro. 9- Quando fizer exercícios físicos, concentre-se apenas neles. Não leia enquanto pedala na bicicleta nem ouça música enquanto corre.
10- Preste atenção ao fluxo de ar que entra e sai de seu pulmão e procure respirar mais profundamente.Faça elogios com mais freqüência. Essa tática funciona como um ímã e faz com que todos queiram estar a seu lado.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Corrida da Academia Atlhética

Dia : 12/9
Horário : 16 horas
Local : Petropólis
5 km
Inscrições na Academia Atlhética (até o dia 10/9) : 10,00
Limitada a 300 inscrições.
Medalhas para todos os participantes.
Informações : 3222-9000

fonte:http://corredorderuanatal.blogspot.com (blog forrest Gump)

Corrida BomPreço - Natal Cidade Sustentavel

Data: 11 de outubro de 2009 – Domingo
Local: Natal/RN – Via Costeira
Estimativa de Público: 1500 Pessoas
Patrocinador: Wal*Mart (Bompreço)
Realizadores: GFC e CORPORE
Público-alvo: atletas amadores e profissionais de pedestrianismo, admiradores do esporte, e pessoas preocupadas com a qualidade de vida
Local : Via Costeira10 km e 4 km.Inscrições no site da CORPORE (Breve): http://www.corpore.org.br

Fonte: http://corredorderuanatal.blogspot.com (blog Forrest Gump)

Resultado da 8º Meia Maratona de João Pessoa

http://www.chiptiming.com.br/v3/resultado_view.php?pCodEvento=809

terça-feira, 1 de setembro de 2009

8º Meia Maratona de João Pessoa/Pb


Emanuel,Flavio,Claudio,Nivaldo,Eu,Francimar,Walter





P. Silva de Boné amarelo Campeão da Meia é do RN.


Aconteceu neste ultimo dia 30.08.09 em João Pessoa mais uma edição da Meia Maratona. Apesar de ouvir alguns atletas reclamarem de falta de agua, não posso afirmar se aconteceu pois, durante a minha participação não faltou nada. Percurso muito bonito e dificil pra quem não costuma fazer treino em ladeiras. As críticas que tenho a fazer é com relação ao horário da largada, pois deveria ser mais cedo, em virtude do nosso forte calor, sugiro as 06:30 da manha, outra coisa que não entendi foi a entrega do chip no dia da prova e não na entrega do kit( por isso o atraso da largada), e outro fato foi a entrega da água nos postos de abastecimento pelos organizadores, uma vez que a mesa pra pegar a agua era muito pequena ocasionando que muitos corredores nao conseguiram pegar. O restante foi perfeito. Quero dar os parabens a todos os atletas participantes que contribuíram para essa grande festa em especial a equipe da Natal Runner do Prof. Walter Molina (Nivaldo, Emanuel, Claudio(que estava doente), Francimar, Edimilson, Flavio, Assis, Tonton e Walter) espero que todos tenham alcançado suas metas pessoais. Mais uma vez tive a oportunidade de correr ao lado do nobre companheiro Edimilson o qual tenho uma grande admiração. Como sempre largamos forte e mantivemos o ritmo, no km 2 a primeira ladeira nao intimidou muito, tiramos de letra e ultrapassamos muitos atletas. Os km seguintes fomos aumentando gradativamente o ritmo e foi ai que percebi que nao tinha marcação da quilometragem o que dificulta bastante ja que você fica sem saber exatamente em qual km e ritmo se encontra. Após sairmos da Av Epitacio Pessoa para pegarmos a orla de Cabo Branco acho que ja se passaram uns 13 km e estou me sentindo muito bem querendo ate aumentar o ritmo, mas me controlei e não me arrependo, pois logo a frente temos mais uma ladeira que dessa vez iria quebrar muitos corredorres despreparados e confesso que não sabia deste obstaculo apesar do aviso do amigo Franco da SportVida que havia me alertado antes da largada. Depois de ter subido bem essa barreira senti que poderia apertar um pouco o ritmo apesar de saber que o cansaço estava chegando, mais a alegria de saber que ja estou proximo da chegada me enche de energia e consigo ultrapassar mais alguns corredores e quando vejo uma marcação no chão de 20km, respirei fundo e fiz um sprint de 1 km, minha melhor chegada sendo muito aplaudido pelos espectadores, acho que pela minha arrancada no final. Conclui em 1h38min. Vale lembrar que quem ganhou a meia foi nosso P. Silva.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

PERCURSO DA 8º MEIA MARATONA DE JOÃO PESSOA/PB

A Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) confirmou a inscrição de 750 atletas para a disputa, no próximo domingo (30) da 8ª Meia Maratona Cidade de João Pessoa. A largada está marcada para às 7h, do Busto de Tamandaré. Segundo o secretário adjunto de Esportes, Ricardo Prado, o percurso e o trajeto sofreram poucas modificações com relação a prova do ano passado, permanecendo com um total de 21.097 quilômetros. A grande novidade é a inclusão da passagem pela Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes. Os inscritos na disputa vão sair do Busto de Tamandaré em direção ao Hotel Tambaú, subirão pela Avenida Rui Carneiro (sentido centro) e entram na Avenida Epitácio Pessoa, na altura do antigo Posto Free Way. Na Epitácio (sentido praia-centro) fazem o retorno no semáforo em frente ao Royal Trade Center e seguem novamente pela Epitácio Pessoa (sentido centro-praia) até a Localiza, entrando na Avenida Juiz Amaro Bezerra. No final da Juiz Amaro Bezerra entram à direita na Avenida Cairú e imediatamente à esquerda na rua Francisco C. Araújo, pegando o final da Beira-Rio, após o girador do Altiplano. Na Beira-Rio (sentido praia) os atletas entram à direita na Avenida Cabo Branco em direção a Estação Ciência. Na Estação Ciência fazem o retorno e seguem pela Avenida Cabo Branco até o Busto de Tamandaré (chegada). “A 8ª Meia Maratona já é tradição na cidade e o objetivo das mudanças feitas na competição é dar mais chances para os atletas locais”, disse Ricardo Prado. Entre os 750 inscritos na 8ª Meia Maratona, um dos destaques será a corredora paraibana Ednalva Laureano da Silva (Pretinha), que vai disputar a prova dos dez quilômetros. Durante todo o percurso, agentes da Superintendência de Transporte e Trânsito (STTrans), equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Guarda Municipal, Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), além da Escola de Enfermagem Santa Emília de Rodat, darão suporte para atletas e espectadores. PremiaçãoOs participantes da terceira idade serão divididos por faixa etária e os primeiros lugares vão receber R$ 100,00 cada um. Já a premiação para a categoria principal geral é de R$ 1.000,00 para o primeiro lugar; R$ 800,00 para a segunda colocação e R$ 600,00 para a terceira. Outras categorias a serem premiadas são os corredores dos 10 quilômetros e a caminhada de 5 quilômetros. Todos receberão medalhas e troféus. Entrega de kitsOs kits para os atletas inscritos na 8ª Meia Maratona Cidade de João Pessoa serão entregues nesta sexta-feira (28) e sábado (29), na loja Thiago Sport, no Manaíra Shopping. A informação é da empresa organizadora da competição e da Secretaria de Juventude, Esportes e Recreação (Sejer). A entrega do material será realizada durante o horário de funcionamento do shopping.
Veja o Percurso:

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Superação!!!


MUNDIAL DE ATLETISMO DE BERLIM 2009
Sabemos que uma das provas nobre do atletismo é os 100m rasos. Sabemos também que é preciso ter um super preparo fisíco se você almeja disputar esta prova. Ai aparece Savannah Sanitoa, de Samoa Americana e quebra todos os nossos conceitos sobre essa prova, e ela vai mais além, nos mostra que o importante é se fazer importante independente de esteriótipos antes definidos. Com ela aprendemos que somos capazes de competir, não em busca de medalhas ou pódios e sim buscando nossas próprias conquistas mesmo sabendo que muitos nunca irão entender, e na vedade não devemos se preocupar com opiniões desqualificadas.
- "É uma vitória pessoal para mim estar aqui no Mundial. Nós temos pequenas competições em casa, mas é muito mais excitante disputar uma competição como essas" - afirmou em etrevista.
Infelizmente essa guerreira não se classificou mais fez um tempo de 14s23. Antes de fazer qualquer comentário sobre este tempo tente você fazer o mesmo.